O costume já existe há muito tempo lá no Oriente… Os japoneses, ao chegarem em casa, têm o costume de tirar os sapatos e deixar na porta – tanto nas suas, como nas casas onde chegam como visitantes.
Até bem pouco tempo atrás, a história era diferente aqui no Brasil. Mas os cuidados para evitar o contágio do Covid-19 mudaram rapidamente os hábitos de muitos brasileiros: a entrada da casa passou a ser uma área de descontaminação.
Veja também:
+Alerta de tendência: o retorno da colcha minimalista nas camas
+As pessoas estão compartilhando fotos das casas mais bonitas de seus bairros. Confira!
+10 plantas que você deve manter no seu quarto para dormir melhor
E qual o resultado? Um monte de sapatos amontados do lado de fora. No entanto, a arquitetura de interiores ajuda em soluções para os moradores que buscam modos de organização para que os calçados não sejam fontes de vírus e o lar seja sinônimo de tranquilidade e saudabilidade.
“Podemos escolher desde as pequenas sapateiras encontradas nos home centers, como projetar soluções mais incorporadas e que se encaixem no estilo de decoração do imóvel”, relata a arquiteta Júlia Guadix, que mesmo antes da pandemia já adicionava um móvel específico para os calçados na entrada dos projetos que assina.
Fotos: Guilherme Pucci
Portanto, no projeto de arquitetura de interiores que realizou em sua casa, Júlia incluiu um armário azul logo na entrada. Ao abrir a porta do mobiliário, um cabide acomoda os casacos utilizados por ela e seu marido, bem como bolsas e demais acessórios.
Já no gavetão, o local é exclusivo para guardar os calçados que serão utilizados na próxima saída. A extensão da marcenaria, que se une mais adiante ao rack, ainda permite que o usuário possa se sentar e ter mais conforto para calçar e descalçar o sapato.
Foto: Guilherme Pucci
O mesmo conceito foi adotado nesse outro apartamento. Ao invés da marcenaria, um móvel pronto – combinação entre madeira e serralheria. Além dos cabideiros, a peça contempla um assento de madeira e, na parte inferior, a estrutura para os calçados.
Sapateiras também do lado de dentro de casa
Se por um lado não tínhamos o hábito de preservar a casa de impurezas da rua, a sapateira para receber e organizar os pares limpos sempre fizeram parte do desejo dos moradores ao realizarem os projetos de interiores.
“Permanecer com essa segunda sapateira seguirá como essencial na organização dos itens pessoais. Quem não costuma se esquecer de um sapato que ficou lá no fundo do armário?”, relata a arquiteta Erika Mello.
O planejamento norteia a execução. Por isso, é preciso apurar a quantidade de sapatos que costuma ter, bem como os tipos mais comuns. “O estilo faz toda diferença. Não posso executar a marcenaria sem saber se precisarei dispor sapatos baixos como rasteirinhas, sapatilhas e tênis, salto alto e até as botas de cano longo”, exprime a arquiteta Cristiane Schiavoni.
- 7 tendências de design de interiores que vieram para ficar
- Quarto feminino: 6 dicas que você precisa saber antes de planejar o seu
- 11 ideias para aproveitar melhor o espaço da sua casa
Portanto, tendo em vista o volume de pares, o passo seguinte é definir o lugar onde a sapateira será instalada.
Foto: Carlos Piratininga
Ainda sobre as prateleiras, o critério da altura para a arrumação é o seguinte: deixe ao alcance dos olhos os itens que mais utiliza. Por exemplo, a parte inferior recebe as botas e, em cima, os sapatos de festas com as bolsas combinando.
No entanto, para Erika Mello, a sapateira não precisa necessariamente ficar no quarto ou no closet. A depender da área útil disponível na planta, é possível apostar em espaços ‘mortos’ no corredor e até mesmo na lavanderia.
- Os 16 truques mais inteligentes para organizar e armazenar tudo em sua casa
- Chega de bagunça! Use um truque para organizar rapidamente sua casa
- Como organizar guarda-roupa ou closet em apenas 30 minutos
Fotos: Luis Gomes
Além disso, na ausência de um mobiliário feito sob medida para os sapatos, caixas organizadoras transparentes podem resolver o problema. Por fim, o espaço embaixo da cama box é outro aliado, pois além de usufruir do vão, os pares podem estar dispostos em prateleiras com rodízios, permitindo facilidade de visualização e limpeza periódica.
Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site www.decorstyle.ig.com.br
x